Meu SciELO
Serviços Personalizados
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
Links relacionados
- Similares em SciELO
Bookmark
Inovação Uniemp
versão impressa ISSN 1808-2394
Inovação Uniemp v.1 n.3 Campinas nov./dez. 2005
CENTRO DE PESQUISA, NÃO; COMPRA DE SERVIÇOS, SIM
"Atenção universidades! Estamos comprando serviços, mas é preciso compromisso de entrega e prazo cumprido. Estamos prontos a pagar." A convocação geral foi feita pelo gerente de novas tecnologias da IBM Brasil, Fábio Gandour, durante o Congresso Internacional de Nanotecnologia - Nanotec 2005, realizado em São Paulo. A opção da IBM do Brasil pela parceria com as universidades na área de nanotecnologia e contra a instalação de um laboratório em território nacional é explicada pelo elevado custo de implantação e de manutenção dessas unidades. A IBM possui oito laboratórios voltados à nanotecnologia no mundo. Eles consomem cerca de US$ 6 bilhões por ano em investimento. O instrumental desses laboratórios é excessivamente caro, afirma o executivo. No Brasil, apenas a Embrapa e a Universidade de Campinas (Unicamp) possuem equipamentos para o desenvolvimento de produtos nessa área. A parceria entre a IBM com as duas entidades já existe. Mas pode crescer com a disposição de patrocinar trabalhos na área de nanotecnologia.