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Inovação Uniemp

versão impressa ISSN 1808-2394

Inovação Uniemp v.1 n.3 Campinas nov./dez. 2005

 

 

 

 

CENTRO DE PESQUISA, NÃO; COMPRA DE SERVIÇOS, SIM

"Atenção universidades! Estamos comprando serviços, mas é preciso compromisso de entrega e prazo cumprido. Estamos prontos a pagar." A convocação geral foi feita pelo gerente de novas tecnologias da IBM Brasil, Fábio Gandour, durante o Congresso Internacional de Nanotecnologia - Nanotec 2005, realizado em São Paulo. A opção da IBM do Brasil pela parceria com as universidades na área de nanotecnologia e contra a instalação de um laboratório em território nacional é explicada pelo elevado custo de implantação e de manutenção dessas unidades. A IBM possui oito laboratórios voltados à nanotecnologia no mundo. Eles consomem cerca de US$ 6 bilhões por ano em investimento. O instrumental desses laboratórios é excessivamente caro, afirma o executivo. No Brasil, apenas a Embrapa e a Universidade de Campinas (Unicamp) possuem equipamentos para o desenvolvimento de produtos nessa área. A parceria entre a IBM com as duas entidades já existe. Mas pode crescer com a disposição de patrocinar trabalhos na área de nanotecnologia.