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Inovação Uniemp

versão impressa ISSN 1808-2394

Inovação Uniemp v.1 n.3 Campinas nov./dez. 2005

 

 

Parceria empresarial: melhor nível de escolaridade adulta

 

 

por PATRÍCIA MARIUZZO

 

 

A RESPONSABILIDADE SOCIAL SE FIRMA COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO EMPRESARIAL, PASSANDO A SER UM VALOR PARA AS EMPRESAS, ENVOLVENDO CLIENTES, FORNECEDORES E FUNCIONÁRIOS

Ilka Spina tem 27 anos, mora em São Paulo e é consultora da Natura Cosméticos. Ela entrou em contato com várias pessoas explicando a importância de estudar. Conversou com pessoas que precisavam de emprego. Falou com idosos que poderiam aprender a ler para se distrair. Falou com mães para acompanharem seus filhos na escola. Colocou faixas em escolas que tinham classes para adultos. Ilka matriculou quatorze pessoas em classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ela é uma das 422 mil consultoras em todo o Brasil mobilizadas para identificar adultos com ensino fundamental incompleto dentro do Programa Crer para Ver, parceria da Natura com a Fundação Abrinq, com apoio do Ministério da Educação.

 

 

A Fundação Abrinq é uma associação de empresas com entidades que administram o investimento social das que desenvolvem ou se interessam a integrar projetos de responsabilidade social. Nasceu no final da década de 1980 por iniciativa de um grupo de empresários fabricantes de brinquedos, preocupados em colocar em prática o então recém-criado Estatuto da Criança e do Adolescente. Tornou-se conhecida por causa do selo "Empresa Amiga da Criança", programa que visa eliminar o trabalho infantil do mercado de trabalho brasileiro. As empresas, ao se engajarem no projeto, recebem um selo de reconhecimento por não utilizarem mão-de-obra infantil e por exigirem a mesma postura de seus fornecedores. Hoje são mais de mil empresas credenciadas que, para adquirir o selo, assumem dez compromissos de responsabilidade social.

 

PROGRAMA CRER PARA VER

Atualmente, cerca de seis mil apoiadores, entre pessoas físicas e jurídicas, são parceiros da Abrinq que, em 2004, investiu R$ 15 milhões em ações de mobilização social em benefício da infância. A metodologia de ação da Abrinq busca identificar projetos bem-sucedidos em todo o país para depois difundi-los para empresas interessadas em apoiá-los. É o caso do Programa Crer para Ver. Trata-se de uma rede de mobilização criada em 1995 para melhorar a qualidade do ensino público. Oferece apoio técnico para implementação de projetos de educação existentes em todo o Brasil, que possam servir de referência para a elaboração de políticas públicas. "O objetivo da Abrinq é sensibilizar a sociedade para a importância da criança e influenciar políticas públicas que possam transformar a sociedade. Nesse contexto a empresa se engaja numa ação complementar", explica o presidente da Fundação Abrinq, o advogado Rubens Naves. Segundo ele, hoje há boas iniciativas com possibilidade de retorno para as empresas. "Se o interesse da empresa for apenas investir numa estratégia de marketing pode haver desperdício de recursos. O investimento em experiências já em andamento são as que dão melhores resultados", completa.

Para promover o intercâmbio entre as diversas experiências, o programa realiza seminários para educadores, secretarias de educação e organizações não-governamentais, encontros de formação para consolidar as concepções do programa e ainda edita o Informativo Crer para Ver. A Fundação Abrinq e a Natura Cosméticos compartilham a gestão do programa, planejam seu rumo e aprovam os projetos que serão apoiados. A premissa das parcerias desenvolvidas pela Abrinq é capitalizar a potencialidade criativa do mundo empresarial e sua capacidade mobilizadora de idéias, indivíduos e recursos e a experiência do terceiro setor em ações de intervenção social. No caso da Natura, desenvolveu-se uma linha de produtos com o nome do projeto, como cartões, camisetas, entre outros, com mensagens relativas ao programa, cuja renda é destinada ao financiamento dos projetos.

 

 

PARTICIPAÇÃO DA NATURA

Dados do Censo 2000 do IBGE informam que 16 milhões de jovens e adultos não terminaram o ensino fundamental. "Ficamos assustados ao tomar conhecimento desses dados porque era um problema que ninguém discutia", conta Nelmara Arbex, gerente de responsabilidade corporativa da Natura. "Sabendo que havia classes de educação para adultos abertas em todo o Brasil e que a empresa tinha consultoras em todo o país, pensamos em criar uma maneira de atrair essas pessoas para as escolas", completa. A Natura e a Abrinq formaram um banco de dados com aproximadamente 12 mil escolas públicas de todo o país que oferecem EJA e montou uma central de atendimento para as consultoras que identificassem pessoas sem o ensino fundamental. "Nós não sabíamos como as consultoras iriam abraçar a causa. O que aconteceu foi uma mudança de comportamento. Algumas levaram de volta para a escola pessoas da própria família, outras conseguiram a adesão de até 150 pessoas", conta a gerente da Natura.

 

ENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

A responsabilidade social se firma a cada ano que passa como estratégia de gestão empresarial. "Ela passou a ser um valor para a empresa, envolvendo clientes, fornecedores e funcionários. Não se trata apenas de uma ação assistencial, externa à empresa, mas de uma estratégia que diz respeito à maneira como a empresa conduz seus negócios", explica Rubens Naves. Ser socialmente responsável inclui, ainda, cumprir a legislação e combater a corrupção. "Nós reforçamos junto ao empresariado a importância de cumprir a legislação, incentivamos seu engajamento no combate à corrupção porque ela tira recursos dos programas sociais dos governos e das empresas. A ação do empresário socialmente comprometido pode transformar a realidade e ajudar diminuir as enormes desigualdades em nosso país", conclui.