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Inovação Uniemp

versión impresa ISSN 1808-2394

Inovação Uniemp v.2 n.1 Campinas ene./mar. 2006

 

 

O Brasil, há tempos atrás, quando fez, no final dos anos 1950, governo de Juscelino Kubitschek, opção por instalar no país uma malha rodoviária que oferecesse condições de expansão à indústria automobilística que então também se implantava, optou ainda por abandonar progressivamente a infra-estrutura ferroviária existente e desistir de novos investimentos para sua manutenção e ampliação.

Foi, como se sabe, um duplo desastre. Primeiro porque se perdeu o que estava feito e era bom: a malha ferroviária; segundo, porque o que se fez não foi, com exceção do estado de São Paulo, nem devidamente mantido, nem tampouco modernizado, como era necessário: a malha rodoviária nacional.

Na composição do chamado Custo Brasil, o transporte de cargas passou, com o tempo, a ser um item de peso cada vez mais significativo.

Várias iniciativas passaram a ser tomadas no sentido de melhorar a infra-estrutura de transportação de produtos e para uma delas, a da retomada do transporte sobre trilhos, o Programa das Parcerias Público-Privadas (PPPs), recentemente instituído, poderá trazer um novo alento.

É sobre esse importante tema para a vida econômica e social do país que se volta a reportagem de capa desta edição da Inovação Uniemp.

Nos trilhos da retomada do setor ferroviário, roda também, na revista, a reportagem sobre o Índice Brasil de Inovação (IBI) e o workshop realizado em São Paulo com executivos de empresas convidadas ao debate e à participação ativa no processo de elaboração e desenvolvimento desse importante indicador da medida da inovação em nosso setor produtivo.

Conhecimento e cidadania, como sempre, dão o ângulo de enfoque dessas reportagens e das outras que compõem, juntamente com notícias e informações, este número da revista.

 

Carlos Vogt - Editor chefe