SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue1Dois pesos, duas medidasArma contra os chineses author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Bookmark

Inovação Uniemp

Print version ISSN 1808-2394

Inovação Uniemp vol.2 no.1 Campinas Jan./Mar. 2006

 

 

 

DESIGN ELEVA COMPETITIVIDADE

Ferramenta importante para empresas inovadoras, o design ocupa lugar cada vez mais estratégico em mercados extremamente competitivos. A busca por diferenciais criativos vem estimulando novas parcerias com universidades e institutos de pesquisa. A Motorola, uma das líderes mundiais na fabricação de celulares, patrocinou o novo prédio do laboratório de design — o Motolab — da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Esdi-Uerj). O objetivo é incentivar o estudo de design no mercado brasileiro de celulares e capacitar profissionais brasileiros nesse campo, destaca Roberto Soboll, diretor de desenvolvimento do setor de produtos de comunicação pessoal da Motorola. A empresa possui parcerias para o desenvolvimento de software com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), o Instituto Eldorado (Campinas), o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIN-UFPE) e a Universidade Federal de Santa Catarina. Desde 1995, investiu US$ 492 milhões no Brasil, inclusive no Campus Industrial e Tecnológico de Jaguariúna, em São Paulo.