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Inovação Uniemp

versão impressa ISSN 1808-2394

Inovação Uniemp v.2 n.1 Campinas jan./mar. 2006

 

 

 

 

ARMA CONTRA OS CHINESES

Um design brasileiro, com forte inspiração na cultura popular, é a saída para a indústria de calçados enfrentar a forte concorrência dos produtos chineses, com preços extremamente baixos, no mercado internacional. Essa é a orientação da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), que idealizou o projeto Referências Brasileiras. "A pesquisa contribui para o desenvolvimento de um design de alto valor agregado por se tratar de algo que é fruto de nossa diversidade cultural, uma riqueza do nosso país, por isso torna-se mais valorizada internacionalmente e mais difícil de ser copiada", acredita Milton Killing, vice-presidente de moda e design da associação. A investida conta com a parceria da Apex-Brasil (Associação de Promoção de Exportações e Investimentos), da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), do Ministério da Ciência e da Tecnologia, e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas). O projeto já teve cinco edições, com pesquisa em diferentes regiões. A última, desenvolvida no segundo semestre de 2005, contou com a participação de estudantes de diferentes universidades. A Assintecal mantém laços estreitos com o Centro de Design da Feevale, universidade localizada na cidade gaúcha de Novo Hamburgo, conhecida como a Capital Nacional do Calçado. A briga promete ser dura. Enquanto o Brasil coloca US$ 1,8 bilhão em calçados no mercado internacional, os chineses dominam com US$ 6,3 bilhões.