SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue1Micros, pequenas e médias empresas acessam menos o sistemaProjeto tem início com empresas do setor industrial author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Bookmark

Inovação Uniemp

Print version ISSN 1808-2394

Inovação Uniemp vol.2 no.1 Campinas Jan./Mar. 2006

 

 

DIRETÓRIO DE PATENTES

Nº do pedido: PI9101924-9
Data do depósito: 10/05/1991
Título: Sensor ótico de pressão e seu método de operação
Nome do depositante: Petróleo Brasileiro S/A - Petrobras (BR/RJ) / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ (BR/RJ)
Nome do inventor: Jean Pierre Von Der Weild / Rogerio Passy / Antonio Lopes Gama / Jose Augusto P. da Silva
Nome do procurador: Maria Célia Coelho Novaes
Resumo: Sensor ótico de pressão, com saída elétrica, insensível a variações térmicas e vibrações, e adaptável a aplicações submarinas ou remotas, compreendendo primeiro e segundo blocos cilíndricos justapostos, o primeiro bloco contendo uma membrana e uma rosca NPT para adaptação ao vaso de pressão, o segundo bloco sendo o suporte da fibra ótica que é fixada no mesmo através de uma "ferule", um anel de vedação que garante a vedação da região entre a membrana e a "ferule", dita região sendo preenchida com fluido para adaptação do índice de refração, e membranas flexíveis que acomodam o deslocamento do fluido que preenche a região entre a membrana quando a mesma fletir por ação da pressão aplicada.

Nº do pedido: PI0001341-2
Data do depósito: 17/03/2000
Título: Dispositivo esterilizador trocador de calor
Nome do depositante: Amilcar Cruzeiro (BR/SP) / Gilberto Janólio (BR/SP)
Nome do inventor: Amilcar Cruzeiro / Gilberto Janolio / Jan Carlos Sens
Nome do procurador: Sul América Marcas e Patentes S/C Ltda.
Resumo: Promove a elevação da temperatura do ar aspirado do ambiente, por um ventilador, dirigindo o ar, um trocador de calor interno formado por placas paralelas fixadas por um tampão, paredes laterais e base do trocador. Estas são vedadas em pares, alternadamente, formando canais para o fluxo do ar, permitindo sua entrada — carregado de bactérias — por uma seção fria, dirigindo-o já pré-aquecido pelo contra fluxo do ar de saída, a uma câmara de aquecimento. É então resfriado ao retornar pela seção quente pelo próprio ar de entrada, obtendo-se assim, uma troca regenerativa de calor de modo a "devolver" o ar esterilizado ao ambiente, a uma temperatura igual à do ambiente.

Nº do pedido: PI0303471-2
Data do depósito: 05/09/2003
Título: Eletrocatalisadores obtidos pelo processo da deposição espontânea aplicados como ânodo na oxidação direta de álcoois em células a combustível com membrana trocadora de prótons
Nome do depositante: Comissão Nacional de Energia Nuclear (BR/RJ)
Nome do inventor: Estevam Vitorio Spinace / Marcelo Linardi / Almir Oliveira Neto
Nome do procurador: Francisco Rondinelli Júnior
Resumo: Refere-se à utilização de eletrocatalisadores, obtidos pela deposição espontânea de platina sobre nanopartículas de Ru, Mn, Fe, Co, Rh, Pd, Os, Ir, Mo, Cr, V, W, Sn, U e terras-raras, ou de uma mistura desses elementos, suportadas em carbono de alta área superficial, ou pela deposição de um ou mais desses elementos sobre nanopartículas de platina suportadas em carbono de alta área superficial, como ânodo na oxidação direta de álcoois, principalmente metanol e etanol, em células a combustível com membrana trocadora de prótons (do inglês Proton Exchange Membrane Fuel Cell - PEMFC).

Nº do pedido: PI0401292-5
Data do depósito: 19/02/2004
Título: Estrutura de prótese para tratamento de doenças aneurismáticas
Nome do depositante: Nano Endoluminal Ltda (BR/SC)
Nome do inventor: Ricardo Machado Peres / Pierre Galvagni Da Silveira / Nikolaus Geisthovel / Luciano Jose Teixeira Moreira
Nome do procurador: Edemar Soares Antonini
Resumo: A própria prótese com estrutura da trama feita em fio único, e o fio dobrado em zig-zag, forma o anel e o fechamento de cada anel se dá com o mesmo fio usado na confecção do anel. Os anéis da malha são interligados pela trama de um anel no outro, sem a utilização de fio auxiliar de amarração e o mesmo segmento do fio que fecha um anel, se prolonga para iniciar a configuração do anel adjacente; o mesmo segmento se prolonga para iniciar a configuração do anel adjacente ao anel anterior; assim sucessivamente o prolongamento do fio que fecha o anel inicia a configuração do anel subseqüente.

Nº do pedido: PI0400903 7
Data do depósito: 11/03/2004
Título: Dispositivo para a montagem e ajuste de frequência de transponder a partir do enrolamento do fio em espiras
Nome do depositante: Global ID South America Ltda (BR/SP)
Nome do inventor: Milton Flavio de Macedo
Nome do procurador: Mauricio Darré
Resumo: Dispositivo para a produção de transponder com vantagens em relação ao ajuste de freqüência, possibilitando um ajuste fino, por permitir, de forma precisa, o ajuste do diâmetro e número de espiras. É composto por um eixo que incorpora, na extremidade, uma porca deslocável manualmente, que comprime uma mola helicoidal que mantém o conjunto pressionado. O eixo aciona um batente móvel acoplado à extensão de menor diâmetro do eixo, com uma configuração expansiva que coincide com o número de garras articuladas acopladas em aberturas em torno da cabeça multipartida do dispositivo, ditas aberturas atuam como guias para que as garras possam se deslocar ao longo das mesmas. A mola helicoidal fica entre a porca manual e um limitador do curso da mola.

Nº do pedido: PI0003690 0
Data do depósito: 18/08/2000
Título: Controle eletrônico de temperatura de água para chuveiros, duchas e similares
Nome do depositante: Sintex Industrial de Plásticos Ltda. (BR/SC)
Nome do inventor: Vivalde Luis Christoff
Nome do procurador: Maria Aparecida Pereira Gonçalves
Resumo: Carcaça isolante elétrica a ser instalada em linha e distante do chuveiro ou ducha junto à tubulação de passagem de água em seu ponto de entrada existente na alvenaria; dita carcaça isolante apresentando um dissipador térmico disposto em seu interior e ao longo de um duto de passagem de água proveniente da rede hidráulica, dito dissipador térmico estando em contato com um circuito eletrônico integrado, que é conectado eletricamente a um potenciômetro, também interno à carcaça isolante e acionável por um botão de regulagem. O conjunto encontra-se por um lado eletricamente conectado à rede de energia e por outro lado eletricamente conectado ao aparelho a ser controlado por intermédio de cabos de alimentação de energia (Cr, Cc), sendo que os cabos estão interligados através de um conector.

Nº do pedido: PI0100907-9
Data do depósito: 05/03/2001
Título: Sistema de controle on-line de distribuição de energia elétrica
Nome do depositante: Telecontroll Teleinformática LTDA (BR/SP)
Nome do inventor: João Luiz de Miranda Leão
Nome do procurador: Silva & Guimarães Marcas e Patentes Ltda.
Resumo: Constituído por sistema de controle do fornecimento de energia elétrica em baixa tensão a usuários, consumidores residenciais, condominiais, comerciais e industriais. É formado por unidades remotas, unidades locais, processadores de zona e processador central. Possui características próprias de projeto, destacando-se entre suas finalidades e objetivos reduzir as perdas comerciais; eliminar a necessidade de levantamento de consumo no local dos medidores de energia elétrica, levantar dados de geoprocessamento da rede de baixa tensão; eliminar custos de corte e religação de fornecimento; monitorar a rede de baixa tensão e implantar a multitarifação no fornecimento de energia elétrica e a medição de demanda em usuários residenciais.

Nº do pedido: PI0400976-2
Data do depósito: 29/03/2004
Título: Catuaba - Marapuama efervescentes
Nome do depositante: J. Arruda - ME. (BR/SP)
Nome do inventor: Aquilino Montebugnoli Nogueira Cesar
Resumo: Para a preparação da catuaba - marapuama misturados e acondicionados de outros elementos, na quantidade individual recomendada pela literatura atual, corrigindo o sabor desagradável da catuaba e da marapuama, facilitando o manuseio e transporte. Apresenta a mistura de elementos fracionada e acondicionada em sachês, com dosagem individual, suprindo a necessidade diária do remédio, garantirá ao paciente consumidor todas as facilidades de uma medicação tradicional, como embalagem, dose individual, sabor agradável, de fácil transporte, preço acessível. Oportunidade para o crescimento da exploração sadia da Amazônia, ampla divulgação do nosso produto natural, que já é conhecido pelo mundo todo. Porém, com esta forma revolucionária de sua utilização, deixará de ser apenas conhecido para ser consumido, desencadeando, aí, uma gama de possibilidades, garantindo crescimento empresarial e exportação, e divulgando os remédios naturais extraídos de plantas do Brasil.