SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Baixa qualidade de patentesMais patentes de pequenas empresas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Bookmark

Inovação Uniemp

versión impresa ISSN 1808-2394

Inovação Uniemp v.2 n.1 Campinas ene./mar. 2006

 

 

 

 

PROCURA-SE UMA EMPRESA

O Programa de Investigação Tecnológica (PIT), da Agência de Inovação da Unicamp (Inova), que teve início em maio de 2004, apresentou, no final de 2005, o relatório de avaliação de 60 tecnologias de diversas áreas, criadas na universidade, que teriam potencial para entrar no mercado. O levantamento, feito por 29 alunos da Unicamp, aponta também qual a melhor maneira de transferir cada uma das tecnologias estudadas, se seria a criação de uma nova empresa (spin-off) para que o próprio pesquisador desenvolva a tecnologia, ou a transferência da tecnologia para uma empresa já existente, ou outra. O trabalho incluiu a análise do potencial de mercado e de custos de produção.

Um dos projetos selecionados pela Inova é o do dosador de íons (foto), tecnologia desenvolvida na Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, por Luiz Otávio Saraiva Ferreira. Trata-se de um aparelho desenvolvido para medir substâncias como cálcio, sódio, potássio, cloreto, uréia e glicose presentes no sangue das pessoas. Semelhante aos exames de glicose atuais, uma gota de sangue é colocada um uma fita que possui reagentes químicos e introduzida no aparelho que faz a leitura. Em menos de um minuto as substâncias são analisadas.

O programa é apoiado pelo Sebrae que investe R$ 6 mil por tecnologia analisada. A contrapartida da Unicamp é de R$ 3 mil e a expectativa dos dois parceiros é de renovar o programa no próximo ano.