SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Patentes em bioetanol evidenciam desenvolvimento brasileiroComo construir grupos setoriais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark

Inovação Uniemp

versão impressa ISSN 1808-2394

Inovação Uniemp v.2 n.2 Campinas abr./jun. 2006

 

 

DIRETÓRIO DE PATENTES

Nº do pedido: PI0303645
Data do depósito: 10/10/2003
Título: Processo para obtenção de álcool combustível a partir da fermentação natural sem adição de produtos químicos em todas as suas fases
Nome do depositante: Sérgio Machado de Andrade (BR/MG)
Nome do inventor: Sérgio Machado de Andrade
Nome do procurador: Sônia Patrícia A.P.G. Pereira-Lancaster
Resumo: A invenção corresponde a um processo que utiliza o suco da cana-de-açúcar (caldo-de-cana) filtrado (levedo alcoólico) e fermentado em uma cama de farinha de milho (preferivelmente), ou de outro material adequado, ocorrendo a fermentação de maneira natural em recipientes próprios. No processo, o produto dessa fermentação é destilado em um equipamento especialmente desenvolvido para esse fim, conformando uma panela de destilação com uma coluna de destilação, contendo cinco segmentos tubulares. O primeiro é preenchido de elementos hidrofílicos, e os outros três seguintes conformam câmaras trocadoras de calor, por onde passam tubos verticais e paralelos, que conduzem os vapores destilados, e o último, um continente receptor para o destilado, que é ligado a uma serpentina, através de um tubo condutor, contido em um resfriador cilíndrico. O produto obtido pelo processo álcool combustível tem pureza até 96<198>.

Nº do pedido: PI0306525
Data do depósito: 29/09/2003
Título: Sistema para produção de etanol com microrganismos imobilizados em colmos de cana-de-açúcar; e processo para imobilização de microrganismos em colmos de cana-de-açúcar
Nome do depositante: João Nunes de Vasconcelos (BR/AL)
Nome do inventor: João Nunes de Vasconcelos
Resumo: A invenção congrega as funções de apresentar um novo suporte (colmo de cana-de-açúcar) para imobilização de microrganismos produtores de etanol. Usa matérias-primas utilizadas industrialmente e uma configuração de reatores para a produção contínua de etanol, proporcionando maior produtividade, eliminação das centrífugas e barateamento dos custos de produção do etanol. O processo consta de três fermentadores em série, fechados, com lavagem dos gases produzidos com água. Em coluna específica a alimentação de ácido sulfúrico, agentes antimicrobianos e mosto é feita com bombas específicas. Telas superior e inferior mantêm o leito semi-fluidizado. O mosto entra pela parte superior do fermentador 1 e passa deste para o fermentador 2, e do 2 para o 3 a passagem se dá por gravidade e sempre saindo pela base do reator anterior e alimentando pela parte superior do seguinte.

Nº do pedido: PI8504724
Data do depósito: 10/09/1985
Título: Equipamento que constitui e viabiliza um processo de adequação do mosto (vinhoto/melaço ou xarope) à fermentação
Nome do depositante: José Barreto Fontes (BR/SE)
Nome do inventor: José Barreto Fontes
Nome do procurador: José Barreto Fontes
Resumo: Equipamento constituído de uma unidade básica que é o preciclador, acoplada ao trocador de calor e trompa d'água. O dito preciclador consiste em tanques superpostos e cilindros — cônicos ou poliedro — piramidais, de capacidades diferentes, interligados por um duto de grande diâmetro de extremidade troncônica, dotado de registro de controle de fluxo.

Nº do pedido: PI8802878
Data do depósito: 13/06/1988
Título: Equipamento para fermentação alcoólica semi-contínua
Nome do depositante: Empral Desenvolvimento de Equipamentos Ltda (BR/SP)
Nome do inventor: Carlos Adriano de Camargo Aranha Tambellini
Nome do procurador: Britânia Marcas e Patentes S/C Ltda
Resumo: Constituído por dorna principal dotada de porta de inspeção e de tampa superior sobre a qual é fixada coluna auto-portante; no interior da dorna, é fixado funil no qual desembocam tubo portador do substrato, e tubo portador das leveduras tratadas; o material em fermentação é recirculado através de bomba. Passando pelas válvulas, e pela válvula, até as dornas secundárias, o material em fermentação é retirado pelo fundo e enviado às dornas.

Nº do pedido: PI8903744
Data do depósito: 27/07/1989
Título: Processo de produção de etanol com o controle de leveduras contaminantes
Nome do titular: Universidade de São Paulo - USP /Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (BR/SP) / Fundação de Estudos Agrários "Luiz de Queiroz" (BR/SP) / Usina da Barra S/A- Açúcar e Álcool (BR/SP)
Nome do inventor: Flávio Cesar Almeida Tavares
Nome do procurador: Paulo Roberto Trautevein Gil
Resumo: A presente invenção se refere a um processo de fermentação alcoólica para a obtenção de etanol, empregando-se antibióticos fúngicos, macrolídios e poliênicos, em especial, a nistatina. Com uma levedura híbrida geneticamente desenvolvida para esta finalidade e o emprego de um agente inibidor é possível a produção de etanol fazendo-se o controle das leveduras contaminantes estranhas ao processo. O processo proposto, pode ser aplicado sob condições adequadas a diferentes sistemas de produção, sejam contínuos, semi-contínuos ou descontínuos, alimentados ou não.

Nº do pedido: PI1101173
Data do depósito: 14/05/1997
País de origem: Estados Unidos
Data do depósito no país de origem: 15/05/1989
Nº no país de origem: 352.062
Título: Escherichia coli e método para a produção de etanol
Nome do depositante: University Of Florida (US)
Nome do inventor: Lonnie O. Ingram / Tyrrell Conway / Flavio Alterthum
Nome do procurador: Antonio Mauricio Pedras Arnaud
Resumo: A tecnologia diz respeito a um operon e plasmídeos novos compreendendo genes que codificam as atividades de desidrogenase e piruvato descarboxilase de Zymomonas mobilis são descritos. Também são apresentados métodos para aumentar o crescimento de microorganismos ou células eucarióticas e métodos para reduzir a acumulação de produtos metabólicos indesejáveis no meio de crescimento de microorganismos ou células.

Nº do pedido: PI0001122
Data do depósito: 04/04/2000
Título: Processo de fermentação com uso de microorganismos floculantes condicionais
Nome do depositante: Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (BR/SP)
Nome do inventor: Gonçalo Amarante Guimaraes Pereira / Anderson Ferreira da Cunha
Nome do procurador: Octacilio Machado Ribeiro
Resumo: A invenção compreende a geração e utilização de linhagens floculantes condicionais de microorganismos, que partem de uma linhagem selvagem não floculante, na qual é então introduzido um gene de floculação com o seu promotor modificado, sendo que essa modificação do promotor visa tornar a expressão do gene de floculação reprimida à presença de um substrato específico.