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Inovação Uniemp

versão impressa ISSN 1808-2394

Inovação Uniemp v.2 n.2 Campinas abr./jun. 2006

 

 

Inovação na estrutura turística

 

 

ANTÔNIO LUÍS AULICINO

 

 

A denominação geoturística da zona turística Costa das Baleias foi dada pelo governo baiano, quando dividiu o estado em pólos e zonas turísticas. A Costa das Baleias está inserida no Pólo Turístico do Descobrimento, engloba as cidades de Prado, Alcobaça, Caravela, Nova Viçosa e Mucuri, localizadas no extremo sul, e possui o atrativo natural do arquipélago de Abrolhos, além de receber em seu litoral de junho a novembro as baleias Jubartes, que chegam à região para procriar e alimentar seus filhotes. A figura 1 mostra a localização da zona turística Costa das Baleias e as respectivas cidades que a compõem.

 

 

O objetivo do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável do Nordeste II (Prodetur NE II) é dar sustentabilidade aos pólos turísticos dos estados nordestinos, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida das populações fixas dos municípios a serem beneficiados pelo programa e com o aumento da capacidade de gestão do turismo pelos governos municipais.

Após a classificação da Costa das Baleias como zona turística, foi realizado um diagnóstico estratégico da região e identificado que o local possuía muitos pontos fracos, principalmente em relação à dificuldade do acesso, uma vez que suas linhas rodoviárias e aéreas haviam sido retiradas. As ameaças encontradas ao projeto se deviam, principalmente, ao desconhecimento da região como potencial turístico, à possibilidade de falência dos empresários da área e à falência política em decorrência dos problemas econômicos das cidades por falta de turistas. Mas, em razão de haver também muitos pontos fortes, como a hospitalidade da comunidade local e os atrativos naturais e também em função das oportunidades, tais como a diversidade dos cenários naturais — como Abrolhos e as baleias —, a formulação das estratégias para o desenvolvimento da Zona Turística Costa das Baleias não poderia deixar de contemplar todos esses fatores.

Outro problema que sempre interferiu no desenvolvimento da região, e não pode deixar de ser assinalado, é o individualismo dos empresários e a falta de integração das cidades. Identificou-se que cada cidade tinha suas forças, e que poderiam se complementar.

Em 22 de agosto de 2003, em reunião com representantes das cidades de Prado, Alcobaça e Caravelas, foram discutidos alguns desses fatores, destacando-se a falta de união dos empresários e a falta de integração das cidades. Após um mês, foi realizada a assembléia em que se fundou a Associação da Costa das Baleias (ACB), e foi aprovado o Estatuto, o Código de Ética e se elegeu a diretoria executiva e os conselhos consultivo, fiscal e ético para cada cidade. A bandeira da ACB é: "Desenvolver de forma sustentável e perene o produto turístico Costa das Baleias com qualidade e ética."

A organização da ACB procurou usufruir dos benefícios das competências que necessitava para estar em equilíbrio com três outros fatores, formulação de estratégias, estrutura e o comportamento humano dos prestadores de serviço, no espaço tridimensional. A ACB foi criada para oferecer aos visitantes da Zona Turística Costa das Baleias os serviços turísticos integrados com qualidade. Para isso, tomou as seguintes diretrizes :

- definiu a direção a ser seguida por meio da estratégia formulada, inter-relacionando os aspectos internos e externos da ACB, considerando os pontos fortes e oportunidades: "Por meio do associativismo desenvolver a Zona Turística Costa das Baleias, oferecendo ao turista atrativos naturais, históricos e culturais com qualidade e ética, que possibilitem seu retorno, tornando a região um atrativo mundial."

- preocupou-se com o comportamento humano dos prestadores de serviço da associação, que foram orientados no sentido de prestar o melhor serviço e enxergar os concorrentes como cooperados para atingir o mesmo objetivo. Para tanto, foi contratado um psicólogo, com experiência empresarial para fazer terapia de grupo. O objetivo era desenvolver a confiança entre os associados e obter o comprometimento de cada um destes com o desenvolvimento da rota turística recém-estabelecida. E, ainda, procurar conscientizar cada um dos associados sobre suas competências para o desenvolvimento da ACB dentro de uma administração participativa.

- finalmente, foi criado o cluster da Rota Turística Costa das Baleias, conforme a figura 2

 

 

Após dois anos de existência da ACB, outras ações foram realizadas, sendo estas:

- Elaboração do plano de marketing, contendo o logotipo que informa a localização da Costa das Baleias em Abrolhos, na Bahia, dentro do Brasil.

- Os atrativos turísticos foram listados e analisados (quanto ao tipo de atrativo, facilidades e dificuldades, condições do acesso para visitação e perfil do turista) e, após serem aprovados, elaborou-se o plano de divulgação.

- O pacote turístico da Costa das Baleias foi elaborado pelas hospedagens e pelas operadoras locais.

- Considerando-se que a maior dificuldade é o acesso, foram solicitadas à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicação da Bahia - Agerba, do governo do estado, duas concessões de linhas de ônibus para a região, inclusive integrando-as com os vôos de avião de Porto Seguro.

- Ainda com relação ao acesso, está havendo esforço para se obter uma linha aérea para o aeroporto de Caravelas.

- Visando ampliar a visibilidade do projeto, um plano de comunicação visual foi desenvolvido, o que incluiu a criação do portal: www.costadasbaleiasabrolhos.com.br.

- Promoveu-se a integração com as ONGs (organizações não-governamentais) locais tais como, o Instituto da Baleia Jubarte e o Instituto de Apoio e Proteção Ambiental (Iapa) e com os órgãos ambientais como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Atualmente as reuniões da ACB são realizadas no Centro de Convivência do Ibama em Caravelas.

 

 

Ainda faltam algumas ações complementares que dêem sustentação ao lançamento do Destino Turístico Costa das Baleias. Elas são:

- Parceria com operadoras de turismo das cidades emissoras de turistas.

- Planejamento e implementação da capacitação dos prestadores serviço associados com o objetivo de melhoria contínua da qualidade.

- Contratação de uma assessoria de imprensa especialista em turismo.

Sabe-se que mesmo em organizações privadas, leva-se no mínimo três anos para que apareçam os resultados das transformações implantadas. Conforme a literatura sobre o assunto, como Petrocchi (2002), a implementação de mudanças em uma organização já é um grande desafio, mas em um sistema turístico o desafio é, muitas vezes, bem maior.

A partir dos resultados obtidos, espera-se que a Associação Costa das Baleias consiga, nos próximos anos, realizar as ações propostas e, com isso, desenvolver de maneira sustentável a Zona Turística Costa das Baleias. Para isso, é necessário manter o foco no objetivo proposto, contar com a participação e comprometimento contínuo das pessoas que representam as pessoas jurídicas associadas, e não esmorecer diante das adversidades.

 

Antônio Luís Aulicino é pesquisador do Progesa - Programa de Gestão Estratégica Socioambiental, da USP.