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Inovação Uniemp

versión impresa ISSN 1808-2394

Inovação Uniemp v.2 n.3 Campinas jul./ago. 2006

 

 

 

CENTROFLORA: R$ 1 MILHÃO PARA PARCEIROS

Com um departamento específico para a interação com universidades, institutos de pesquisas e pesquisadores autônomos, o grupo Centroflora, produtor de extratos vegetais destinados às indústrias farmacêutica, cosmética e alimentícia, aplica este ano ao redor de R$ 2,5 milhões em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Desse total, cerca de R$ 1 milhão são destinados a esses parceiros, metade de recursos próprios da empresa e o restante proveniente de agências públicas de fomento. Segundo o gerente de marketing, Cristiano Funari, geralmente a empresa tem um projeto próprio de inovação na sua linha de produtos e busca um parceiro especializado na universidade ou em institutos de pesquisa. Outras vezes é o próprio cliente que tem um projeto iniciado com algum instituto de pesquisa, com resultados preliminares positivos e, para atingir escala industrial, precisa de parceiro. O exemplo recente de projeto bem-sucedido é o primeiro fitomedicamento desenvolvido no Brasil, o Acheflan, do Laboratórios Aché, indicado para o tratamento de tendinite crônica e dores musculares. O Centro-flora foi responsável por desenvolver a transposição de experimento laboratorial para as escalas piloto e industrial, diz Funari.