SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número3Montenegro Foundation capta recursos para o ITAVisagio exporta modelo de logística índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Bookmark

Inovação Uniemp

versión impresa ISSN 1808-2394

Inovação Uniemp v.2 n.3 Campinas jul./ago. 2006

 

 

 

RODA VIVA EM PADRÃO DE TV DIGITAL

 

 

Não importa o padrão definido pelo governo para a TV digital. O conhecimento desenvolvido dentro das universidades brasileiras será aplicado na TV Cultura, que acaba de firmar parceria com três instituições — a Universidade Mackenzie, a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal da Paraíba. Elas formarão uma rede de cooperação científica com a emissora, que receberá suporte técnico para o desenvolvimento de tecnologias, conteúdo de audiovisuais e interatividade dentro do Sistema Brasileiro de Televisão Digital. O programa Roda Viva será o primeiro a utilizar esses recursos, afirma o engenheiro José Munhoz, consultor da emissora. Os programas infantis também terão opções de interatividade nas transmissões experimentais que serão feitas no Canal Universitário de São Paulo (CNU), pertencente a um grupo de nove instituições paulistas. O Mackenzie liderou as pesquisas sobre transmissão, recepção, codificação de canal e modulação da TV digital. No caso da USP, uma das maiores contribuições vem do Labo-ratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica, que desenvolveu protótipos dos terminais a serem usados para converter os sinais digitais e exibi-los em televisores comuns no início da adoção da nova tecnologia. Coordenado pela Universidade Federal da Paraíba, um terceiro consórcio de universidades desenvolveu o Sistema Midas, programa de computador que permite usar terminais como os criados pela USP para acessar a internet e explorar serviços interativos.