SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue3Roda Viva em padrão de tv digitalSíncroton: necessidade de investir na ampliação e no salto qualitativo author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Bookmark

Inovação Uniemp

Print version ISSN 1808-2394

Inovação Uniemp vol.2 no.3 Campinas July/Aug. 2006

 

 

 

VISAGIO EXPORTA MODELO DE LOGÍSTICA

Com apenas três anos de atuação, a Visagio, especializada em otimização de processos para logística, suprimentos e finanças, já tem em sua lista de clientes empresas do porte da Vale do Rio Doce, White Martins, Inal, Contax e Ultragaz, que ajudaram a empresa a contabilizar faturamento de R$ 2,5 milhões no período. Porém, foi a cliente italiana Aeffe, gigante da indústria da moda, que deu visibilidade à empresa. Criada por um grupo de jovens engenheiros dentro da incubadora da Coordenação de Programas de Pós-Graduação em Engenharia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ), a Visagio criou um modelo denominado SCO (Supply Chain Optimizer), para agilizar o planejamento da complexa cadeia produtiva da Aeffe. Com mais de 5 milhões de variáveis de decisão — como mais de 200 fornecedores em diferentes países para uma produção de 8 mil peças por mês — os engenheiros montaram a solução depois de um ano de trabalho. "Sem o apoio da estrutura da incubadora e o financiamento de R$ 180 mil obtido junto à Finep, não teríamos conseguido ir tão longe", afirma Eduardo Saggioro, um dos sócios, agora já instalado em nova sede no Centro do Rio.