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Inovação Uniemp

versão impressa ISSN 1808-2394

Inovação Uniemp v.2 n.3 Campinas jul./ago. 2006

 

 

 

A SAÍDA É LICENCIAR

De cada quatro brinquedos que entram no Brasil um chega por contrabando, e é vendido no comércio informal a um preço baixíssimo, prejudicando a empresa nacional, que paga 39% do preço do brinquedo em impostos. Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), em dois anos o número de trabalhadores no setor caiu de 24 mil para 19 mil, e 20 empresas fecharam.

 

 

Segundo os fabricantes nacionais, uma das maneiras de vencer a concorrência ilegal é associar o brinquedo a alguma imagem de sucesso. Essa foi a escolha da Grow, que está lançando bonecos licenciados de duas animações que estréiam este ano no Brasil: Os sem-floresta, da Dreamworks, e O bicho vai pegar, da Sony. Para o público adulto, lançará jogos inspirados na obra O código da Vinci.