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Inovação Uniemp

Print version ISSN 1808-2394

Inovação Uniemp vol.2 no.4 Campinas Sept./Oct. 2006

 

 

Para este número da Inovação Uniemp escolhemos como reportagem principal um assunto dos mais atuais e dos mais sensíveis do ponto de vista estratégico, econômico, social, político e mesmo cultural: Petróleo.

Por ele, batem-se os povos e nações do Oriente Médio; por ele, reúnem-se os poderosos do planeta e os aspirantes a essa mesma condição para discutir e traçar planos de estratégia global em torno das questões energéticas; por ele, o Brasil engalana-se auto-suficiência e proclama, com euforia, a "construção", pela Petrobras, de uma nova baía de Campos, em Santos, estado de São Paulo.

O petróleo sempre mobilizou politicamente a sociedade brasileira ao longo do século XX e assim continua a fazê-lo nessa primeira década do novo século, entre outras coisas, pelas motivações desenvolvimentistas historicamente ligadas ao tema.

Passam-se os anos mas não se alteram muito as posturas dos grupos que entre si se opõem relativamente às formas de exploração e de produção do petróleo no país.

Desde 1947 a opinião pública brasileira foi confrontada com essa duplicidade de atitudes, intensificada pela campanha "o petróleo é nosso" que alguns chegam a considerar tão intensa e apaixonante, no século XX, quanto fora a da abolição da escravatura, no século XIX.

No cenário que se seguiu ao fim da segunda Guerra Mundial, em que o liberalismo anglo-saxão vencedor repercutiu também no Brasil com a queda do Estado Novo e da ditadura Vargas, os assim chamados "entreguistas", com forte representação na grande imprensa e nas grandes organizações patronais, propugnavam pela abertura total do país ao capital estrangeiro para a exploração do petróleo em terras brasileiras.

O argumento era o de que o país não tinha nem capital, nem técnica, tampouco tecnologia para as modernas prospecções que os países desenvolvidos dominavam inteiramente. Em resumo, o argumento era de que "o petróleo ia ficar debaixo da terra".

Contra eles, os "nacionalistas" que pregavam o monopólio estatal do petróleo, que acreditavam na capacidade de planejamento e de atuação eficaz do Estado e que não admitiam outra alternativa que não fosse a da criação de uma empresa nacional para a exploração do então chamado "ouro negro".

Hoje, o petróleo é nosso e a Petrobras também. Pela mesma militância histórica que levou à sua criação, não foi privatizada e, embora o monopólio da Petrobras, consagrado numa emenda, quando de sua criação, tenha sido um pouco flexibilizado, a empresa continua estatal, adquiriu a condição de transnacionalidade, pelo alcance de suas operações, e é detentora de tecnologias de exploração em águas profundas e em águas muito profundas que lhe são muito peculiares e de domínio muito específico.

Nesse sentido, a empresa não só produz petróleo mas produz também conhecimento tecnológico para exportação.

No caso do petróleo, o sentimento da população brasileira parece expressar-se num eterno e eloqüente arremedo dos versos do poeta Castro Alves: o petróleo é nosso — a Petrobras também —, como a praça é do povo e o céu é do condor.

Os trabalhos para a consolidação e para a aplicabilidade do Índice Brasil de Inovação (IBI) prosseguem de modo sistemático e objetivo. Um site, www.labjor.unicamp.br/ibi dedicado ao assunto, já está no ar visando ao apoio e ao incentivo às empresas para sua adesão ao programa.

Propriedade intelectual, diretório de patentes, informações, notícias, mais reportagens, sempre em torno do tema Inovação, completam a variedade de matérias que a revista, costumeiramente, traz para o leitor.

 

Carlos Vogt - Editor Chefe