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Inovação Uniemp

versión impresa ISSN 1808-2394

Inovação Uniemp v.2 n.4 Campinas sep./oct. 2006

 

 

 

BELEZA COM A MARCA MADE IN BRAZIL

Não é só a Natura que está empenhada em aprimorar e inovar seus produtos. Capi-taneada por João Carlos Basílio da Silva, presidente da Asso-ciação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), a indústria da beleza vai desenvolver um programa de inovação tecnológica próprio com a criação do Instituto de Tecnologia — Itehpec. Oficializado em julho passado e ainda alicerçando sua estrutura básica de operação, o instituto deve responder aos desafios de um setor que vem registrando expansão agressiva. Em apenas cinco anos, seu faturamento praticamente dobrou e deve fechar este ano em R$ 16,9 bilhões. As exportações, incipientes no início da década, vão gerar receita próxima a US$ 440 milhões em 2006. Um dos interesses imediatos do instituto é a certificação para exportação. A Abihpec reúne hoje 320 empresas voltadas para a produção, promoção e comercialização de produtos acabados e insumos destinados aos cuidados pessoais, o que representa 94% das empresas brasileiras do setor. E tem, entre suas metas, fortalecer os diferenciais da indústria nacional com a divulgação do uso sustentável de ingredientes da biodiversidade brasileira na fabricação de produtos do setor. O Itehpec conta com o apoio da Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (Protec).