SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue4Beleza com a marca made in BrazilQuadro desanimador na indústria author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Bookmark

Inovação Uniemp

Print version ISSN 1808-2394

Inovação Uniemp vol.2 no.4 Campinas Sept./Oct. 2006

 

 

 

CURSO VAI ENSINAR GESTÃO DE PROJETOS DE INOVAÇÃO

O momento atual é propício para o desenvolvimento de novos produtos, novas tecnologias, mas muitas empresas enfrentam obstáculos dentro da própria estrutura organizacional para implementar projetos. Os desafios a serem vencidos vão da falta de percepção da importância estratégica da área à falta de conhecimento dos instrumentos necessários para obter melhores resultados com o processo de inovação. "Um dos problemas típicos da empresa brasileira é que a decisão está no nível mais intermediário, técnico, e não há uma seleção de prioridades, nem seu alinhamento com as competências da empresa", afirma o professor Ruy Quadros, da Unicamp. Ele coordena o curso Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica, que pela primeira vez será realizado na Universidade Mackenzie, em São Paulo, para atender a crescente demanda de capacitação dos gestores de inovação. A iniciativa visa facilitar a participação de executivos de outros estados, do interior de São Paulo e da região metropolitana da capital. Com início previsto para outubro, o curso é dividido em 20 módulos que tratam conceitos, métodos e ferramentas do processo de inovação, bem como as oportunidades hoje oferecidas pelo sistema brasileiro de CT&I. O curso conta com um corpo docente de 40 profissionais, entre especialistas da Unicamp e de outras instituições de ensino como a Fundação Getúlio Vargas, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre outras, além de profissionais que já atuam em posições chave em empresas que têm uma cultura da inovação tecnológica como base na criação de valor. Além de conhecimento, o curso — já em sua terceira edição — tem fomentado a criação de uma rede de relacionamento entre seus participantes para a discussão de problemas comuns na gestão de processos.