Meu SciELO
Serviços Personalizados
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
Links relacionados
- Similares em SciELO
Bookmark
Inovação Uniemp
versão impressa ISSN 1808-2394
Inovação Uniemp v.2 n.5 Campinas nov./dez. 2006
HENKEL PREMIA MULTIPLICAÇÃO DE INOVAÇÕES
Ser uma das líderes mundiais em inovação em três anos é a meta da Henkel, onde o assunto é tratado como estratégico desde sua fundação há 130 anos. Fabricante de produtos como Pritt, Tenaz e Super Bonder, a multinacional alemã lançou o concurso mundial Henkel Innovation Trophy com o objetivo de fomentar ainda mais idéias e soluções criativas que possam ser adotadas pela empresa. Hoje, a cada quatro euros em vendas, um euro advém de produtos lançados nos últimos três anos. A busca constante pela inovação levou a companhia a investir na área, mundialmente, aproximadamente 3% de seu faturamento nos últimos anos, o que representou, apenas em 2005, 324 milhões. Em 2005, a Henkel colocou no mercado 22 produtos inovadores. Em 2007, pretende gerar 30% das vendas por meio de novos produtos. Os inventores independentes contam com uma plataforma on-line para que as patentes concedidas, pedidos de patentes publicados, patentes de design ou os modelos de utilidades sejam apresentados. Os projetos devem estar relacionados às quatro unidades de negócio da Henkel: lavanderia e higiene doméstica; cosméticos e cuidados pessoais; adesivos de consumo e profissionais; e Henkel technologies, que inclui itens industriais, de transporte e de metal. O concurso tem início no dia 15 de dezembro e vai até o fim de abril de 2007. O Troféu Henkel de Inovação é realizado em cooperação com diversas associações de inventores em todo o mundo, como a Deutscher Erfinder Verband (DEV) e United Inventors Association (UIA). No Brasil há 50 anos, a Henkel faturou aqui ao redor de 128 milhões em 2005.