Meu SciELO
Serviços Personalizados
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
Links relacionados
- Similares em SciELO
Bookmark
Inovação Uniemp
versão impressa ISSN 1808-2394
Inovação Uniemp v.2 n.5 Campinas nov./dez. 2006
DIRETÓRIO DE PATENTES
Nº do Pedido: MU8303115 4
Data do depósito: 10/12/2003
Título: Caixa para frutas com separadores
Depositante: Klabin S/A (BR/SP)
Inventor: Leonardo Correia de Sousa
Procurador: Vieira de Mello Advogados
Resumo: Caixa que compreende, no seu interior, separadores multifacetados ou não-multifacetados, com origem nas faces testeiras, os quais desempenham as funções de (a) separadores, principalmente para frutas grandes (melancia, melão, etc.), e (b) auxiliares estruturais para as caixas que são empilhadas.
Nº do Pedido: PI0304609 5
Data do depósito: 16/10/2003
Título: Processos de formação de caixas de embalagem, e as caixas resultantes
Depositante: Klabin S.A. (BR/SP)
Nome do Inventor: Leonardo Correia de Sousa
Nome do Procurador: Vieira de Mello Advogados
Resumo: O material empregado pode ser papelão ondulado ou outro material qualquer adequado à função de embalar frutas e legumes, etc. Os processos formam duas variantes de caixas, mediante seqüência de recortes, dobraduras, e vincos e faces dobráveis, a partir de uma peça de papelão. Quando empilhadas, as caixas incorporam dutos de ventilação vertical.
Nº do Pedido: PI0104279 3
Data do depósito: 26/09/2001
Título: Embalagem transparente para frutas
Depositante: Agrícola Fraiburgo S.A. (BR/SC)
Inventor: Carlos Vinicius Ferreira Sato
Procurador: Vieira de Mello, Werneck Alves - Advogados S/C
Resumo: Compreende duas metades portando calotas esféricas, ou domos de formatos diversos, que formam volumes que podem conter frutas. As duas metades da embalagem têm um elemento comum que lhes serve de dobradiça e base de suporte para manter a embalagem de pé, na vertical. A embalagem pode ser fabricada em polietileno transparente ou outro material qualquer que atenda às especificações de interesse.
Nº do Pedido: MU8200629 6
Data do depósito: 21/03/2002
Título: Disposição introduzida em embalagem para frutas
Depositante: Sunnyvale do Brasil Industrial e Comercial LTDA. (BR/SP)
Inventor: Atushi Nishikawa
Procurador: Vilage Marcas & Patentes S/C Ltda.
Resumo: Disposição introduzida em embalagem para frutas, de uma embalagem em plástico tipo cristal, ou seja, preferencialmente transparente, a qual reúne algumas características utilitárias consideradas positivas, tais como maior facilidade de manuseio, no que tange à sua abertura e fechamento, sem que isso venha a interferir na segurança para o acondicionamento dos produtos. Outras características atuam no sentido de proporcionar maior conservação às mencionadas frutas. O modelo se destaca pelo fato de a borda da base configurar, entre os vértices frontais, ou seja, a partir das paredes elevadas, na direção de interligação entre as mesmas, uma supefície levemente rebaixada, com uma aba que se projeta levemente para fora, limitada por canais longitudinais, sendo que, ao centro, a mencionada aba incorpora uma projeção elevada substancialmente trapezoidal. Nas laterais a base conforma superfícies rebaixadas com abas e canais; em correspondência à base. A tampa articulada contempla, frontalmente, abas periféricas de configuração invertida em relação às abas da base; referidas abas periféricas conformando, centralmente, uma projeção trapezoidal simétrica à anterior, sendo que a referida projeção incorpora um elemento de apoio, determinando duas área abertas separadas por este elemento de apoio. Correspondentemente, nas laterais, a tampa articulada incorpora superfície retraídas, simétricas às anteriores, definindo, de forma análoga, aberturas.
Nº do Pedido: MU8401983 2
Data do depósito: 09/08/2004
Título: Disposição construtiva em embalagens para mamão
Depositante: Alexandre Bragagnolo (BR/RS)
Inventor: Alexandre Bragagnolo
Procurador: Promark Marcas & Patentes Ltda
Resumo: Disposição construtiva em embalagem para mamão que compreende uma bandeja semi-rígida moldada com material plástico ou similar, dita bandeja, que apresenta superfície com cavidades moldadas em formato alongado com uma região de estreitamento em uma das extremidades, ditas cavidades separadas entre si através de paredes laterais com recortes. Nessa região de estreitamento se verifica uma depressão em nível mais baixo que a superfície da cavidade. Essa depressão apresenta uma inclinação entre 15 e 40<198>, preferentemente 30<198>.
Nº do Pedido: PI0211385-6
Data do depósito: 23/07/2002
País de origem: Estados Unidos
Título: Embalagens com atmosfera modificada e método de produção das mesmas
Depositante: Pactiv Corporation (US)
Inventores: Gary R. Delduca / Stephen L. Goulette / Vinod K. Luthra / Marcus C. Merriman
Procurador: Dannemann, Siemsen, Bigler & Ipanema Moreira
Resumo: Compreende a aplicação de uma primeira embalagem, incluindo uma porção sem barreira substancialmente permeável ao oxigênio indicada para varejo de carne crua, e posicionado no interior da primeira embalagem. Esta primeira embalagem é vedada e suprida de uma segunda embalagem substancialmente impermeável ao oxigênio. A primeira embalagem é coberta com a segunda embalagem, sem vedação desta segunda embalagem, de forma a criar uma bolsa entre a primeira e a segunda embalagens. Uma mistura de gases é suprida no interior da bolsa. Essa mistura de gases compreende cerca de 0,01 a cerca de 0,8% em volume de monóxido de carbono e pelo menos um outro gás para formação de um ambiente com pouco oxigênio, de maneira a configurar carboxi mioglobina na superfície da carne crua. O oxigênio é removido da bolsa, de maneira a reduzir de forma suficiente um nível de oxigênio no interior da mesma, com a finalidade de inibir ou impedir a formação de meta mioglobina na superfície da carne crua. A segunda embalagem é vedada.
Nº do Pedido: MU8201679-8
Data do depósito: 14/06/2002
Título: Disposição construtiva de embalagens a vácuo para acondicionamento de carne in natura
Depositante: Cosplastic Indústria e Comércio de Embalagens Ltda. (BR/GO)
Inventor: Omar Ribeiro da Costa
Procurador: Aureolino Pinto das Neves - Centep21 - Advocacia
Resumo: Trata-se de um saco termo encolhível coextrudado em camadas múltiplas biorientado, à base de copolímeros plásticos com barreira, para o acondicionamento de produtos cárneos in natura. O mesmo possui propriedades ópticas de aspecto amarelado o qual exerce influência sobre o produto final a ser empacotado.
Nº do Pedido: MU8401819-4
Data do depósito: 06/08/2004
Título: Caixa inteiriça em modelo corte e vinco, quadrada ou retangular com quatro cantos perfazendo dobras laterais automáticas e lingüeta final encaixável para fechamento e travamento instantâneo da caixa
Depositante: Carlos Kazuhiko Kishi (BR/SP)
Inventor: Carlos Kazuhiko Kishi
Resumo: Esta patente de modelo de utilidade refere-se a embalagens utilizadas para acondicionar alimentos, produtos, presentes e objetos que necessitem ser embalados de forma rápida e fácil. Pode ser confeccionada em papelão ondulado, micro ondulado, cartão, plástico, podendo receber impressão off set, silk screen ou flexográfica, bem como receber verniz ou laminação fosca.
Nº do Pedido: PI0308179-6
Data do depósito: 21/02/2003
País de origem: Estados Unidos
Título: Película apropiada para embalar alimentos
Depositante: Dow Global Technologies Inc. (US)
Inventor: Jill M. Martin
Procurador: Antonio Mauricio Pedras Arnaud
Resumo: Trata-se de películas de permeabilidade controlada que compreendem pelo menos um polímero formador de película e um material de carga não porosa inerte, com um tamanho médio de partícula tal que a razão do tamanho médio de partícula da carga para a espessura seja de 0,67 a 0,99. Para as embalagens compreendendo tal película de permeabilidade controlada descrevem-se também métodos para produzir a película e usá-la para melhorar o tempo de armazenagem de um artigo perecível.
Nº do Pedido: MU8301103-0
Data do depósito: 01/07/2003
Título: Embalagem térmica para acondicionamento de alimentos
Depositante: Carlos Alberto de Almeida Farias (BR/PE)
Inventor: Carlos Alberto de Almeida Farias
Procurador: Christiani Gade Gusmão
Resumo: Composto de recursos para um melhor aproveitamento do produto acondicionado, este modelo de utilidade consiste num sistema de sobreposição de materiais com o objetivo de oferecer a possibilidade de acondicionar alimentos mantendo por maior tempo (40 minutos no mínimo) sua temperatura. Possibilita maior integridade do alimento acondicionado, sendo confeccionado em papel e poliéster metalizado, sobrepostos e colados com cola de amido de milho.