SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Inovações estão em aperfeiçoar o tratamento de águas e efluentesOs setores que mais patenteiam no Brasil por divisão da CNAE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark

Inovação Uniemp

versão impressa ISSN 1808-2394

Inovação Uniemp v.3 n.1 Campinas jan./fev. 2007

 

 

DIRETÓRIO DE PATENTES

N. do pedido: PI0404948
Data do depósito: 10/11/2004
Título: Método para avaliar os perfis tridimensionais de velocidade e de concentração de múltiplos componentes dispersos em um escoamento fluido
Depositante: Petrobras (BR/RJ)
Inventores: Luis Tadeu Furlan / José Roberto Nunhez
Procurador: Antônio Cláudio Correa Mayer Sant'Anna
Resumo: O método usa um modelo de calha longa, inclinada, com secção reta retangular, o que simula um escoamento natural e aplica o método dos volumes finitos (MVF) em conjunto com as equações de conservação de massa (continuidade), de conservação de momento e de transferência de massa de cada componente no efluente, seguindo diversas premissas para determinar a velocidade e concentração de cada componente disperso. Em seguida, o perfil de velocidades é determinado para cada secção transversal do escoamento em estudo, considerando o regime turbulento. Os cálculos são realizados com o auxílio de um microprocessador e registrados em gráficos específicos. A invenção é útil para determinar a dispersão tridimensional de múltiplos efluentes industriais, lançados em pontos distintos da lateral de um rio.

N. do pedido: PI0406319
Data do depósito: 10/11/2004
Título: Processo de remoção de amônia em águas efluentes por arraste com microbolhas de ar
Depositante: Petrobras (BR/RJ)
Procurador: Antônio Cláudio Correa Mayer Sant'Anna
Resumo: Processo de remoção de amônia por arraste com microbolhas de ar de diâmetro entre 1O e 100<109>m, com uso de reatores compactos, sendo obtidos níveis de eficiência superiores a 70% no tratamento de águas efluentes contendo amônia entre 60 e 100 mg.L^ -1^.

N. do pedido: PI0302273
Data do depósito: 13/06/2003
Título: Emprego de resíduo agroindustrial (casca de arroz) na remoção de metais pesados em efluentes aquosos
Depositante: Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (BR/SP)
Inventores: César Ricardo Teixeira Tarley/ Marco Aurélio Zezzi Arruda
Procurador: Edson César dos Santos Cabral
Resumo: A casca de arroz, um sub-produto agroindustrial possui, em sua composição, macromoléculas com sítios adsortivos capazes de adsorver metais pesados. A presente invenção refere-se à utilização e avaliação da casca de arroz (Oriza sativa) na remoção de metais pesados contidos em efluentes aquosos. Os efluentes a serem tratados passarão por uma coluna de vidro ou PVC contendo o material adsorvente. O fluxo de tratamento pode ser obtido por gravidade ou controlado por qualquer tipo de bomba. O efluente é considerado tratado quando as concentrações dos metais em solução forem iguais ou inferiores às normas estabelecidas pelo órgão fiscalizador local.

N. do pedido: PI0200816
Data do depósito: 15/03/2002
País de origem: Estados Unidos
Título: Processo para a oxidação úmida de uma corrente efluente contendo contaminantes derivados de carbono e derivados nitrogenados
Depositante: Air Products And Chemicals, INC. (US)
Inventor: Juan Jesus Burdeniuc
Procurador: Paulo C. Oliveira & Cia.
Resumo: Processo de oxidação em uma única etapa, para tratamento de efluentes aquosos, que contêm, com ou sem heteroátomos, ânions de ácidos fortes, por exemplo, íons sulfato ou fosfato, ou cátions de bases fortes, por exemplo, íons de sódio, potássio ou cálcio, e que pode conter íon amônio e/ou nitrato, além de íon amônio e/ou nitrato adicionados. Por meio de tratamento térmico próximo à temperatura crítica da água, este processo remove substancialmente toda COD e o nitrogênio, através de conversão em água, dióxido de carbono, ou espécies carbonatadas, nitrogênio gasoso e pequenas quantidades de óxido nitroso. A chave do sucesso do processo está no balanceamento de todas as espécies redutoras com uma quantidade equivalente de espécies oxidantes, e de todos os ânions de ácidos fortes com cátions de bases fortes, e incluindo, ao menos, 0,06 de íons acetato para íons nitrato, em base molar, no processo de oxidação úmida.

N. do pedido: PI9404018
Data do depósito: 07/10/1994
País de origem: Japão
Título: Agente para tratamento de água para prevenção de corrosão e incrustação e processo para tratar água
Depositante: Kurita Water Industries Ltd (JP)
Inventores: Mayumi Kira / Norimasa Kobayashi
Procurador: Dannemann, Siemsen, Bigler & Ipanema Moreira
Resumo: Trata-se de um processo para produzir um polímero para tratamento de água que é marcado com uma substância fluorescente que tem um grupo alila. Compreende copolimerizar uma substância fluorescente que tem um grupo alila, usando um reagente de Grignard com um monômero que tem uma dupla ligação polimerizável. O polímero pode ser obtido sob pressão atmosférica. A concentração do polímero para tratamento de água pode ser medida conveniente, precisa e rapidamente. Portanto, a concentração do polímero em água pode ser facilmente ajustada até o valor ótimo. A degradação do polímero marcado por cloro pode ser evitada quando for usado um agente para tratamento de água que contém o polímero marcado e um composto de hidantoína.

N. do pedido: I9710618
Data do depósito: 23/07/1997
Origem: Organização Européia de Patentes
Título: Processo para o tratamento biológico de uma solução cáustica gasta e para o tratamento biológico de solução aquosa
Depositante: Paques Bio Systems B. V. (NL)
Inventores: Albert Joseoh Jansen / Gatze Lettinga / Cees Jan Nico Buisman / Jan Bonstsema / Gerit Van Straten / Jolyn martha Maria de Zwart / Johannes Gijsbrecht Kuenen / Jolyn Martha Maria De Zwart / Johannes Gijsbrecht Kuenen / Jolyn Martha Maria De Zwart
Procurador: Momsen, Leonardos & CIA.
Resumo: Processo para o tratamento biológico de uma solução cáustica gasta, contendo sulfetos é exposto, em que a solução é introduzida em um reator aeróbico contendo bactérias de oxidação de sulfeto, e os sulfetos são parcialmente convertidos a enxofre elementar e parcialmente a sulfato pelo controle do pontencial redox no reator a um abaixo de 300mV (contra um eletrodo de referência Ag/AgC1), ou abaixo de -97 (contra um eletrodo de referência H~ 2~ ). Também é exposto um processo para o tratamento biológico de uma solução aquosa contendo sulfetos e/ ou mercaptãs em um reator aeróbico, em que a solução é tratada na presença de bactérias da nova espécie Methylophaga sulfidovorans.

N. do pedido: PI0500088
Data do depósito: 12/01/2005
Título: Processo de reciclagem e purificação de resíduos sólidos e líquidos contendo metais pesados
Depositante: Assiane Clarete Adada (BR/PR)
Inventor: Rita Maria Bedran Leme Gaspar
Procurador: Brasil Sul Marcas e Patentes S/C Ltda
Resumo: Método que tem como princípio básico propiciar um processo de reciclagem e purificação próprio e específico de resíduos sólidos e líquidos. Resíduos estes oriundos diretamente de efluentes sólidos ou líquidos, contendo metais pesados e descartes refugos, ou aparas de produção de qualquer natureza contendo metais pesados. O objetivo é possibilitar a separação de todos os seus componentes independentemente da concentração destes sem que haja a necessidade de uma dissolução alcalina, e tendo como base uma diminuição do fenômeno da adsorção e uma melhora da qualidade do produto final obtido.

N. do pedido: PI0402078
Data do depósito: 19/05/2004
Título: Sistema para tratamento biológico de efluentes contaminados, através de tanques modulares concêntricos
Depositante: Brasmetano Indústria e Comércio Ltda. (BR/SP)
Inventores: José Marcos Borges Gryschek
Procurador: Org. Mérito Marcas & Patentes Ltda.
Resumo: A patente em questão refere-se a uma disposição construtiva e operacional feita em forma modular e concêntrica para o tratamento biológico de águas contaminadas, em qualquer intensidade por compostos orgânicos biodegradáveis. O sistema dispõe de duas a cinco etapas para o tratamento: uma etapa de recepção e equalização, a qual poderá se apresentar em um estágio ou mais; uma segunda etapa anaeróbia; e uma etapa aeróbia, a qual pode apresentar um estágio ou mais. E ainda uma etapa aerada de decantação, e uma etapa final de polimento e prova biológica. Todas essas etapas estão dispostas sobre um plano onde os tanques operam concentricamente entre si. O conjunto pode ser ampliado em qualquer uma das suas etapas pela instalação de novos módulos circunferenciais e concêntricos externamente aos primeiros que possam então operar entre si. Essa invenção se aplica a formas construtivas e operacionais para sistemas de tratamento de efluentes aeróbios anaeróbios ou combinados com ou sem polimento final.