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Inovação Uniemp

versão impressa ISSN 1808-2394

Inovação Uniemp v.3 n.2 Campinas mar./abr. 2007

 

 

O poeta Rainer Maria Rilke, define no poema "O Cão", com poucas palavras, o que considera o essencial da condição canina: "nem excluído nem incluído".

É assim que Roger Grenier, autor do livro Da dificuldade de ser cão inicia o capítulo "Um olhar de recriminação" em que trata das relações entre o poeta e esses ternos (quando ternos) animais domésticos a quem reprova, sobretudo, o fato de que suas vidas não durem tanto quanto a dos humanos.

O que dizer, então, deste outro animalzinho social, o homem digital, criado pelo aparato tecnológico da chamada sociedade da informação que, ao contrário do cão do poeta, é "excluído ou incluído", sem termo médio possível?

De fato, uma das obsessões programáticas dos teóricos idealizadores da sociedade da informação é o firme desígnio da inclusão digital das populações do planeta, pela universalização do acesso ao uso dos computadores e às facilidades eletrônicas que as suas redes mundiais proporcionam.

O Brasil tem avançado significativamente no processo de expansão da internet e no domínio de uso social das tecnologias da informação e da comunicação.

Para tanto, basta considerar que são hoje perto de 15 milhões os internautas, num crescimento que de dezembro de 2005 a dezembro de 2006 foi de 18% , que navegam por uma estrutura de quase 7 milhões de hosts com um número de registros de domínios superior a 1 milhão, o que põe o país em grande destaque no cômputo internacional da digitalização da sociedade contemporânea, também chamada, no credo da nova economia global, de sociedade do conhecimento.

Conhecer o papel e o funcionamento de uma de suas principais ferramentas, as tecnologias de informação e de comunicação, apelidadas TIC, para não fugir à síndrome das siglas, é o objetivo de nossa reportagem de capa.

Por outro lado, além das seções que também lhe são familiares, o leitor verá a consolidação da fórmula do IBI, o Índice Brasil de Inovação, projeto da revista que agora, pelo trabalho dos pesquisadores, está definitivamente pronto para sua aplicação às empresas.

 

Carlos Vogt - Editor Chefe