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Inovação Uniemp

versão impressa ISSN 1808-2394

Inovação Uniemp v.3 n.2 Campinas mar./abr. 2007

 

 

 

 

INPI NA FASHION RIO 2007

Muita coisa acontece fora das passarelas de um evento como a Fashion Rio, um dos principais encontros da moda no Brasil, e, este ano, um novo personagem surgiu nos bastidores: o INPI, que esteve no evento com a missão de orientar estilistas e empresários sobre como proteger suas criações. Os criadores da moda brasileira já são conhecidos internacionalmente pela sua criatividade, design e por suas pesquisas com novos materiais. Mas para participar do mercado da moda mundial, devem ter suas marcas protegidas em cada um dos países para os quais pretendam exportar.

A ação do INPI é resultado da constatação das dificuldades em garantir a exclusividade de suas marcas no mercado internacional e é reforçada pela possibilidade de o Brasil adotar, a partir do próximo ano, o Protocolo de Madri — sistema de registro internacional de marcas, pelo qual uma empresa registra simultaneamente sua marca em todos os países signatários. O resultado é um registro mais rápido e com custos reduzidos em mais de 15 vezes.