SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue3Diferenciação do produto: estratégia da indústria têxtil para enfrentar a concorrência estrangeira author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Bookmark

Inovação Uniemp

Print version ISSN 1808-2394

Inovação Uniemp vol.3 no.3 Campinas May/June 2007

 

 

Dos materiais naturais, como pedras, madeiras, ossos, peles de animais, aos primeiros materiais cerâmicos utilizados para a fabricação de utensílios domésticos e dos metais usados para o arado, as carroças, as embarcações, foi necessário o transcurso de muitos anos resumidos em séculos e condensados em milênios. Dos sete metais conhecidos há 2 mil anos aos cerca de 50 mil materiais hoje conhecidos, o tempo exigido para sua criação, transformação e inovação foi muito menor e com uma forte tendência a diminuir progressivamente o intervalo para novas descobertas.

Metais, cerâmicas, polímeros, semicondutores e compósitos formam as 5 grandes famílias dos materiais na atualidade, permitindo soluções cada vez mais inteligentes, velozes, leves, resistentes e confiáveis, nos mais diversos campos do conhecimento científico e tecnológico.

O Brasil tem acompanhado esse processo e conta hoje com importantes centros de pesquisa de novos materiais e a dedicação competente de muitos pesquisadores na área.

A nossa reportagem de capa está dedicada ao tema dos novos materiais e à revolução que eles têm permitido também no cotidiano da vida do cidadão.

O IBI, formalmente constituído, começa a ser aplicado nas 30 empresas que aderiram ao projeto e a revista, como um todo, segue, como sempre, o roteiro da Inovação.

 

Carlos Vogt - Editor Chefe