Meu SciELO
Serviços Personalizados
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
Links relacionados
- Similares em SciELO
Bookmark
Inovação Uniemp
versão impressa ISSN 1808-2394
Inovação Uniemp v.3 n.3 Campinas mayo/jun. 2007
DIRETÓRIO DE PATENTES
Nº do pedido: PI0314849 1
Data do depósito: 22/09/2003
Título: Método e aparelho para o carregamento de um agente benéfico em um dispositivo médico expansível
País de origem: Estados Unidos
Nome do depositante: Conor Medsystems, INC. (US)
Nome do inventor: Stephen Hunter Diaz
Nome do procurador: Orlando de Souza
Resumo: A invenção se refere a um método e um aparelho para a distribuição de um agente benéfico em um dispositivo médico expansível. O método inclui a etapa de colocação de um dispositivo médico expansível sobre um mandril, formando um dispositivo cilíndrico que tem uma pluralidade de aberturas, e a distribuição de um agente benéfico para a pluralidade de aberturas.
Nº do pedido: MU8502660
Data do depósito: 31/10/2005
Título: Stent endovascular auto-expansível periférico recoberto
Nome do depositante: Braile Biomédica Indústria Com. e Representações S/A (BR/SP)
Nome do inventor: Domingo Marcolino Braile
Nome do procurador: Vilage Marcas & Patentes S/S Ltda
Resumo: Trata-se de um stent formado por uma grade metálica, a qual é recoberta internamente por um tecido em poliéster, atóxico, provido de costuras totais contornantes, que o torna solidário à grade, formando um duto sintético.
Nº do pedido: PI0205047
Data do depósito: 21/11/2002
Título: Processo de obtenção de endoprótese revestida com celulose biossintética e endoprótese resultante
Nome do depositante: Ronaldo da Rocha Loures Bueno (BR/PR)
Nome do inventor: Ronaldo da Rocha Loures Bueno
Nome do procurador: Cruzeiro/Newmarc Patentes e Marcas Ltda
Resumo: Compreende uma armação de malha de arame, revestida por um material biocompatível e, mais particularmente, a uma endoprótese substancialmente cilíndrica expansível para o tratamento da estenose arterial, esta revestida por uma membrana celulose biossintética. O referido processo compreende a colocação da armação num molde de material impermeável a líquidos e a gases, juntamente com um meio de cultura inoculado com um microorganismo produtor de celulose tal como o Acetobacter xylinum, resultando na formação de uma membrana de celulose justaposta à parede interna do molde. A membrana pode ser impregnada com agentes terapêuticos para liberação local durante um período de tempo de dias ou semanas.
Nº do pedido: MU8403223-5
Data do depósito: 31/12/2004
Título: Aperfeiçoamento construtivo introduzido em stent coronariano revestido com polímero biodegradável com medicação inibidora de re-estenose
Nome do depositante: Melchiades da Cunha Neto (BR/GO) / Alexander Marra Moreira (BR/SP)
Nome do procurador: Beerre Assessoria Empresarial Ltda
Resumo: A invenção apresenta um avanço na estrutura do stent aperfeiçoado, o qual é fabricado a partir de um tubo de aço inoxidável, de especificação L SS316 que permite a execução de um design de corte. Este leva à formação de uma estrutura com alto potencial de concentração, aliado a um grande poder de flexibilidade. Agrega, ainda, alta confiabilidade quanto a sua resistência ao stress estrutural, causado pela concentração de tensão em áreas sujeitas a torção. Tal design é composto de bandas circunferenciais com estruturas vazadas em todo o contorno de um diâmetro nominal para a referida banda, onde a união entre duas bandas se dá por lâminas de ligação, dispostas de forma alternada entre si. As estruturas vazadas apresentam perfil em curvatura, minimizando a interferência do stent aperfeiçoado com o interior da artéria coronariana. A união entre duas ou mais estruturas vazadas, ou ainda entre estas e os elementos do tipo lâminas de ligação, se faz pela continuidade do aço inox, sem a necessidade de emendas do tipo soldas, permitindo que as áreas de inflexão se apresentem altamente resistentes à ruptura por stress do material. Em adição, o pedido reivindicado traz em seu bojo, no âmbito do espectro do meio para eluição, a utilização de um polímero biodegradável, o qual em essência prevê uma composição com os polímeros Poly L- Lactide, 50/50 Poly DL-Lactide -co-Glycolide, 75/25 Poly Lactide, L-co-Caprolactone e Poly Vinyl Pyrrolidone, em quatro camadas distintas de carregamento da medicação inibidora de re-estenose.
Nº do pedido: MU8502656-5
Data do depósito: 31/10/2005
Título: stent biliar auto-expansível revestido
Nome do depositante: Braile Biomédica Indústria Com e Representações S/A (BR/SP)
Nome do procurador: Domingo Marcolino Braile
Resumo: stent que inclui um revestimento interno em tecido apropriado, que forma um corpo cilíndrico solidário à porção metálica que forma uma grade, a qual recepciona costuras parciais. O revestimento interno tem como função básica a manutenção do lúmen do duto biliar, como também a manutenção da patência do stent, sua sustentação e posicionamento.
Nº do pedido: PI0317909-5
Data do depósito: 31/12/2003
Título: Método para a fabricação de um stent, método para tratar ou evitar uma doença, método para tratar ou prevenir aterosclerose em um paciente, e conjunto
País de origem: Estados Unidos
Nome do depositante: Celgene Corporation (US)
Nome do inventor: Jerome B. Zeldis
Nome do procurador: Momsen, Leonardos & Cia
Resumo: Esta invenção diz respeito a stents que compreendem uma quantidade eficaz de um inibidor de cinase N-terminal c-Jun ('JNK'), sendo os stents úteis para tratar ou prevenir uma doença cardiovascular ou renal. A invenção também diz respeito ao tratamento ou a prevenção de doença cardiovascular ou renal, tal como aterosclerose ou re-estenose, que compreende implantar em um paciente, um stent que contenha uma quantidade eficaz de um inibidor de JNK.
Nº do pedido: PI0415518-1
Data do depósito: 14/10/2004
Título: Sistema de cateter para instalação de um stent em vasos bifurcados
País de origem: Estados Unidos
Nome do depositante: Minvasys (FR)
Nome dos inventores: Pierre Hilaire / James Leary / Machiel Van der Leest
Nome do procurador: Matos e Associados - Advogados
Resumo: O sistema compreende um primeiro cateter balão, um segundo cateter balão e um dispositivo de ligação de liberação para a manutenção do primeiro e do segundo cateter balão dispostos lado a lado, ou alinhados um em relação ao outro, ao longo de um eixo longitudinal. O sistema de ligação permite avançar o sistema de cateter de uma unidade e ajuda a impedir o deslocamento prematuro ou inadvertido do stent dos cateteres. Con-tudo, é liberável de modo que um ou ambos os cateteres balão possam ser liberados do dispositivo de ligação e ser manobrados separadamente do resto do sistema quando desejado. O método utiliza o sistema de cateter descrito para a instalação em uma bifurcação de vasos usando uma técnica modificada de balões insuflados simultaneamente (kissing ballons).
Nº do pedido: PI0409894-3
Data do depósito: 27/04/2004
Título: stent flexível expansível
País de origem: Japão
Nome do depositante: Nipro Corporation (JP)
Nome dos inventores: Yoshihiko Sano / Yuji Tanaka
Nome do procurador: Dannemann, Siemsen, Bigler & Ipanema Moreira
Resumo: O stent da presente invenção é um membro tubular compreendendo membros anulares dispostos em uma direção longitudinal, para manutenção de um lúmen do corpo aberto, e um ou mais elementos de conexão de dois membros anulares contíguos, longitudinalmente, um com o outro. Cada membro anular compreende os primeiros elementos de membros anulares e segundos elementos de membros anulares, que são unidos, alternadamente, um com o outro, na direção circunferencial do membro anular. Os membros anulares são expansíveis na sua direção radial. O stent é flexível e excelente em rastreabilidade para lúmens, tornando possível permitir que o stent passe através dos lúmens de meandros tridimensionais. O stent está substancialmente livre de encurtamento o que proporciona um orifício lateral.
Nº do pedido: PI0408418-7
Data do depósito: 18/03/2004
Título: stent
País de origem: Reino Unido
Nome do depositante: Veryan Medical Limited (GB)
Nome dos inventores: Colin G. Caro / Nicholas V. Watkins / Brian G. Falzon / Philip L. Birch
Nome do procurador: Momsen, Leonardos & Cia.
Resumo: Trata-se de um stent para inserção em um conduto de fluido do corpo humano ou animal, quando o stent está em uma condição desmontada e para expansão para uma condição expandida. O stent compreendendo uma parede externa para encaixe com o conduto, a parede externa tendo uma parte helicoidal que, na condição expandida, estende-se longitudinal e circunferencialmente e que, na expansão do stent da condição desmontada para a condição expandida, resiste à extensão.