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Inovação Uniemp

versão impressa ISSN 1808-2394

Inovação Uniemp v.3 n.4 Campinas jul./ago. 2007

 

 

O sistema de conteinerização

 

 

Luci Mary Gonzalez Gullo

 

 

Desde o século XVIII, as embalagens tipo caixas de grande porte são utilizadas para armazenamento e transporte no comércio de mercadorias. Entretanto, seu sucesso teve início no século XX, quando seu uso foi padronizado e utilizado por vários países.

A conteinerização é um importante elemento de inovação em logística que revolucionou o comércio internacional. Até então, a manipulação das mercadorias exigia um trabalho brutal de força humana, havia risco de danos à carga, ao manipulador, ao meio ambiente, além da facilidade de roubo. A utilização de contêineres padronizados reduziu o tempo de carregamento e descarregamento em portos, otimizou espaços de armazenamento e possibilitou a utilização intermodal no transporte de cargas, tornando todo esse processo mais rápido, seguro e eficaz.

Os desenvolvimentos tecnológicos foram acrescentados de acordo com as necessidades e aumento do comércio internacional. Com a globalização, as vantagens desse sistema foram sendo adaptadas para o transporte de cargas que exigem cuidados especiais. Apesar dos contêineres possuírem dimensões normalizadas internacionalmente, suas características devem levar em conta os conteúdos a serem transportados, isto é, conteúdos líquidos, gasosos ou granulados, explosivos, materiais tóxicos, biológicos, frágeis, radioativos ou químicos, corrosivos, animais, alimentos etc. Para tanto, observa-se pedidos de patente que reivindicam diferentes características: sistemas de enchimento e esvaziamento da carga, controle de umidade, temperatura, sistemas de refrigeração ou ventilação, sistemas que impedem o vazamento de seu conteúdo e que os protegem de avarias.

 

 

Interessante observar que suas vantagens de transporte, empilhamento e possibilidade de adaptações, de acordo com o conteúdo, permitiram sua utilização para outros fins não só como embalagem. Uma busca nos documentos de patente solicitados mundialmente apresenta como resultado alguns documentos que solicitam sua utilização para fins de habitação provisória ou até mesmo como residência. São utilizados como alojamentos em canteiros de obra, defesa civil, escolas rurais e residências. Um dos exemplos é o pedido de patente WO 2006113901 de 26/10/2006 que reivindica um "Sistema construtivo para um edifício de estrutura metálica".

Outro exemplo prático de outros usos são os contêineres utilizados pela marinha brasileira na estação científica Comandante Ferraz na Antártica. Estes contêineres são utilizados como alojamentos, bem como para estocagem de combustíveis (diesel e gasolinas especiais), alimentos, água potável e outros conteúdos que devem ser protegidos contra o frio extremo.

Observa-se também, que essa tecnologia é impulsionada por acontecimentos políticos e sociais. A preocupação internacional com a segurança da população e do meio ambiente tem sido objeto de novos procedimentos na vistoria de cargas nos portos. Em outros documentos, recuperados na busca mencionada anteriormente, encontram-se desenvolvimentos de tecnologias relacionadas a equipamentos eletrônicos que, adicionados aos contêineres, permitem que os mesmos não sejam violados, isto é, seus conteúdos não sejam alterados ou complementados com outras cargas, objetos de ataques terroristas ou com cargas proibidas em determinados países. Esses equipamentos impedem dessa forma, seu acesso não autorizado ou a monitoração da carga desde seu ponto de partida até seu destino.

Para exemplificar, alguns documentos de patente depositados no Brasil são detalhados a seguir.

 

Luci Mary Gonzalez Gullo é pesquisadora da Divisão de Estudos e Programas do Centro de Divulgação, Documentação e Informação Tecnológica do INPI.