SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número4Consolidando também o conceito de inovação tecnológicaIndicação geográfica para o mel índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Bookmark

Inovação Uniemp

versión impresa ISSN 1808-2394

Inovação Uniemp v.3 n.4 Campinas jul./ago. 2007

 

 

 

 

PARATY: SINÔNIMO DE CACHAÇA

O município de Paraty, no Rio de Janeiro, está comemorando a conquista do registro de Indicação Geográfica para o seu produto mais típico: a cachaça. Produto originalmente brasileiro, já com registro como Cachaça do Brasil, por decreto presidencial, agora ganha a certificação que atesta que a aguardente produzida nessa região segue as diretrizes da certificação de origem.

Tal certificação deve aumentar o valor agregado do produto, diferenciando-o dos demais, preservando suas particularidades, além de estimular os investimentos na própria área de produção, com valorização das propriedades, aumento do turismo, do padrão tecnológico e da oferta de empregos. Outros produtos brasileiros que já obtiveram o registro de Indicação Geográfica foram os vinhos finos do Vale dos Vinhedos, a carne proveniente do Pampa Gaúcho Meridional, ambos no Rio Grande do Sul, e o café da região do Cerrado de Minas Gerais.

A expectativa dos alambiques de Paraty é que a certificação garanta ainda outras vantagens, como fidelização do consumidor ao produto, melhora na comercialização e maior competitividade no mercado internacional, uma vez que as indicações geográficas projetam a imagem associada à qualidade e tipificação do produto, promovendo garantia institucional da qualidade, reputação e identidade do produto.