SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue6Samba carioca é patrimônio imaterialA TV digital que vem aí author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Bookmark

Inovação Uniemp

Print version ISSN 1808-2394

Inovação Uniemp vol.3 no.6 Campinas Dec. 2007

 

 

 

UM GIRO PELAS FAPS

SÃO PAULO

Pela segunda vez, pesquisadores brasileiros e franceses poderão concorrer ao processo de seleção pública de propostas em diferentes áreas para Intercâmbio de Pesquisadores em Cooperação Científica entre a Fapesp e Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), da França, no âmbito do convênio firmado em 2004. As propostas devem ser apresentadas até o dia 26 de novembro, pelo pesquisador do estado de São Paulo à Fapesp e pelo seu parceiro da França ao CNRS simultaneamente. Os projetos terão duração máxima de 36 meses. O texto integral está no endereço www.fapesp.br/cnrs2007.

RIO DE JANEIRO

A Faperj aprovou no edital de "Estímulo à Produção e Divulgação Científica e Tecnológica" 40 propostas de material que possa ser usado na divulgação de ciência e tecnologia, entre livros, manuais, números especiais de revistas (publicações temáticas), coletâneas científicas, vídeos, CDs e DVDs. O total de recursos a serem desembolsados é de R$ 1 milhão. Entre os projetos aprovados estão o vídeo Paleoantar, sobre descoberta de fósseis, desenvolvido pela equipe de paleontologia do Museu Nacional/UFRJ em expedição à Antártica 2006/2007, "Célula adentro", um jogo investigativo para difusão de biologia celular e molecular, da Fiocruz, "Entrelinhas", guia de textos literários, filmes e músicas para o atendimento de adolescentes, um guia para professores, para uso da revista de história da biblioteca nacional em sala de aula e outros.

MINAS GERAIS

A Universidade Federal de Ouro Preto foi a principal beneficiária no edital "Pólo de Excelência Minero-Metalúrgico", que vai liberar cerca de R$ 1,8 milhão em recursos para projetos de pesquisa e de extensão tecnológica em regiões mineradoras de Minas Gerais. O edital abarcou cinco linhas temáticas: laboratórios-escola de cerâmica e artesanato em regiões de baixo índice de desenvolvimento humano (IDH); projetos de recuperação ambiental de regiões mineradoras; projetos que estudem o impacto das atividades minero-metalúrgicas sobre os recursos hídricos de Minas Gerais; implantação de sítios pilotos do geoparque do quadrilátero ferrífero; e revitalização de áreas urbanas degradadas pela mineração.

 

spallone@unicamp.br