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Inovação Uniemp

Print version ISSN 1808-2394

Inovação Uniemp vol.3 no.6 Campinas Dec. 2007

 

 

 

Lixo que vira renda

 

 

PROJETO DE RÁDIO PAULISTANA FAZ SURGIR 16 POSTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA EM SÃO PAULO

 

 

por PATRICIA MARIUZZO

 

 

Junte uma mídia atenta às questões de responsabilidade socioambiental e do consumo consciente com uma sociedade civil mobilizada ao redor desses assuntos e o resultado será um cidadão capaz de exigir políticas públicas voltadas para o meio ambiente, e, ao mesmo tempo, um consumidor pronto para premiar ou punir empresas em função do quanto elas aderem à sustentabilidade. Alinhada com esse pensamento a rádio Eldorado, emissora paulistana pertencente ao Grupo Estado de S. Paulo, mantém há sete anos o projeto "Pintou Limpeza" que orienta a implantação de programas de coleta seletiva de lixo por meio de boletins durante a programação, exposições, distribuição de materiais e palestras sobre o assunto. O objetivo é despertar a população para a conscientização ambiental e o consumo responsável.

O projeto começou com dicas e alertas para os ouvintes da Eldorado AM e FM. Mobilizadas pelas informações divulgadas, voluntariamente, diversas empresas, escolas, hospitais e entidades assistenciais se propuseram a fazer o trabalho de coleta seletiva e destinação correta dos materiais recicláveis gerados no próprio local, e recebidos pela população do entorno. Foi assim que surgiram os Postos de Entrega Voluntária (PEVs). "Hoje temos 16 PEVs espalhados pela cidade. O material arrecadado é comercializado pelos próprios postos, gerando renda para as entidades envolvidas fazerem melhorias e aplicarem nos projetos sociais", explica Paulina Chamorro, coordenadora do "Pintou Limpeza". A rádio divulga o endereço desses postos de coleta ao longo da programação num dos quatro boletins diários. "Conheci o ‘Pintou Limpeza’ ouvindo a rádio", conta Cleusa Carvalho, gerente de comunicação corporativa da TetraPak, fabricante de embalagens longa vida que tem um contrato com a rádio para apoio anual. "Somos parceiros do projeto desde o início. A TetraPak acredita na gestão industrial com sustentabilidade e a campanha da rádio Eldorado tem total sinergia com esta premissa ao combinar responsabilidade social com conscientização ambiental", diz ela.

A Novelis, que produz laminados de alumínio em quatro unidades no Brasil, também patrocina as ações do "Pintou Limpeza". "A Novelis tem como política captar sucata de alumínio nos mercados onde atua. É uma forma de diminuir possíveis impactos ambientais, economizar recursos naturais e trazer benefícios diretos para a sociedade, afirma Marcelo Almeida, gerente de planejamento e comercialização de metal da empresa. Em 2006, a Novelis do Brasil transformou em chapas 97 mil toneladas de alumínio reciclado, ou 7,3 bilhões de latas.

Além da ajuda financeira para a manutenção dos boletins, as empresas também apóiam as ações do projeto que vão além da programação da rádio. Essas ações incluem a organização de exposições e palestras gratuitas. Segundo Paulina, são feitas em média quatro por mês. Como organizar a coleta seletiva em condomínios, como as pilhas e baterias devem ser descartadas, quais as cores dos contêineres para coletar diferentes tipos de materiais, o tempo de degradação dos materiais encontrados no lixo urbano, são alguns dos temas tratados nas palestras em empresas, escolas e entidades assistenciais.

 

POLÍTICAS PÚBLICAS

Para ser um PEV a empresa ou entidade tem que instalar contentores para armazenagem de recicláveis e mantê-los em local de fácil acesso ao público. Para obter renda a partir da coleta do material é necessário seguir algumas regras. A primeira é conhecer o lixo local: quantidade diária em quilos ou número de sacos; que tipo de resíduo é gerado e qual a porcentagem de cada um: vidro, alumínio, papel, orgânicos, infectante etc.; qual o caminho do lixo desde onde é gerado, quais materiais são coletados separadamente e para onde são encaminhados. Depois é preciso saber as características do local que se dispõe a receber os materiais que serão reciclados: instalações físicas e recursos existentes para armazenagem. É necessário saber ainda quem faz a coleta normal do lixo e a rotina da limpeza. Uma opção para quem vai implantar a coleta seletiva é encaminhar os materiais para associações ou cooperativas que, por sua vez, vendem ou reaproveitam esse material. O site do projeto tem uma lista de entidades. Também existem empresas que compram materiais específicos, apenas papel ou garrafas pet, por exemplo.

 

 

No Brasil, há pouco mais de 200 municípios com coleta seletiva de lixo. "A coleta seletiva ainda não está incorporada nas políticas públicas das grandes cidades. Em geral o serviço municipal não atende essa demanda. Em São Paulo, por exemplo, a reciclagem não chega a 1% do total do lixo gerado. Neste sentido, acredito que o "Pintou Limpeza" tem um papel importante ao incentivar que ações mais abrangentes, por parte da prefeitura, sejam iniciadas", acredita Paulina.

 

AGENTES AMBIENTAIS

Segundo Paulina entraria no rol destas ações desde o recolhimento do lixo reciclado até políticas que apoiassem o trabalho dos catadores. Um dos boletins veiculados na programação da rádio afirma que os catadores são os agentes mais importantes da atualidade. "As pessoas que catam o lixo nas ruas são exemplos de consciência ambiental", diz o texto. Segundo a Associação Brasileira do Alumínio (Abal), e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas), o país reciclou 94,4% do total de latas de alumínio para bebidas comercializadas no mercado interno em 2006. Esta marca mantém o Brasil na liderança mundial em reciclagem de latas. Isto certamente não seria possível sem a ação dos catadores.

As pessoas que tratam a coleta e reciclagem como um meio de gerar renda, tratam de maneira diferente a questão ambiental. "Elas assimilam melhor o conceito de reutilizar, de reaproveitar, pelo fato de terem por trás disso uma possibilidade de renda", acredita Paulina. "O trabalho de conscientização para classes média e alta é maior porque a ação está mais distante desse tipo de perfil. A pessoa pode estar muito consciente, mas na hora da ação é um empregado que vai fazer a separação do lixo", completa. De fato, a separação do lixo é um pouco trabalhosa. Idealmente as embalagens devem ser lavadas. Algumas são feitas de material misto, o que dificulta a destinação para o lixo que deve receber somente papel, plástico ou metal. Por conta disso talvez ainda seja pequena a parcela da população que separa o lixo, apesar do consenso sobre a importância da reciclagem.

Um dos papéis desempenhados pelos veículos de comunicação é exatamente fazer um assunto ganhar popularidade. Na opinião da coordenadora do projeto da rádio Eldorado, a educação ambiental passa por um trabalho de convencimento e isso é muito facilitado pela linguagem do rádio. "80% dos nossos ouvintes manifestam interesse pelas questões ambientais tratadas na programação. Além disso, recebemos cerca de dez mensagens por dia com questões sobre coleta seletiva e reciclagem", diz.